Notícias Recentes



OPERAÇÃO LOTE LIMPO: CUIDE DO QUE É SEU, CUIDE DA CIDADE

Mato alto. Calçada intransitável. Animais peçonhentos e risco para a população. Esse cenário está com os dias contados! A Prefeitura de Rio das Pedras está pondo em prática a Operação Lote Limpo.


Em muitos lugares da cidade o pedestre é obrigado a andar na rua disputando espaço com os veículos e correndo risco de sofrer um acidente. Às vezes por falta de calçada, outras por conta do mato alto que impede o caminho.
Não é de hoje que essa situação atrapalha e preocupa a vida do cidadão, mas agora uma força tarefa ira agir com mais rigor contra os proprietários mais descuidados.  


A responsabilidade de manter o lote limpo é do proprietário, inclusive é lei (Lei 2837/15), e a prefeitura vai notificar todos que deixarem seus terrenos malcuidados. Também irá notificar o proprietário que não conservar uma calçada transitável, que também é lei (Lei 2032/98).


Caso o dono do terreno, mesmo depois de notificado, não corte o mato e arrume a calçada, a Prefeitura fará o serviço e repassará o custo ao proprietário com acréscimo de 20% do valor.


A partir da semana que vem, 10 de abril, agentes municipais começarão a notificar os donos dos lotes que terão 20 (vinte) dias para deixar seu terreno em ordem.


Os primeiros bairros que receberão a visita dos agentes serão Santa Maria 1, 2 e 3.


A manutenção do lote deve ser constante. Manter o mato cortado é -  além de um dever cível e um respeito ao próximo - cumprir com a função social da propriedade.


Essa constante manutenção pode ser um incômodo para o proprietário, mas é possível diminuir bastante essa dor de cabeça.


Se você, proprietário, quiser valorizar seu lote e deixar a cidade mais bonita, uma boa solução é plantar grama. Ela cresce bem mais lentamente que o mato e a manutenção é bem mais barata.


Segundo Felipe Borsato, especialista no plantio de gramas, “o mato cresce muito rápido e a roçagem deve ser feita 6 vezes por bimestre. Diferentemente da grama que, bem plantada, passará por 3 ou até 2 cortes apenas.”


Além da valorização do lote e a facilidade de manutenção, plantar grama no lugar do mato é a melhor alternativa para quem não quer ter problemas com sua propriedade. Além, claro, que esteticamente fica muito bonito.


Borsato ressalta que um lote limpo e gramado diminui drasticamente o indício de animais peçonhentos.


Murilo Merloto, diretor de meio ambiente, alerta sobre duas práticas que podem ensejar crime ambiental e que são proibidas: Atear fogo no mato e o uso de herbicida.


“Os terrenos foram catalogados e serão vistoriados. Se houver aplicação de herbicida ou se atearem fogo, quem responderá legalmente será o proprietário do terreno”- explicou, Merloto. 


Descarte: A prefeitura de Rio das Pedras irá implantar os chamados “ecopontos” para que a população possa descartar materiais inservíveis. Neste primeiro momento da Operação Lote Limpo, até que estes ecopontos sejam efetivamente implantados, a prefeitura recolherá os resíduos gerados na limpeza dos lotes.


Para agendar a retirada destes resíduos, ligue: 3493 9450.

Autoria: André Barrichello
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 07/04/2017

Voltar